terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Daquilo que sou

Daquilo que sou, já nada mais resta,
Daquilo que poderia ser, a vida vez questão de arrancar,
Tudo aquilo que me resta é o que me rodeia.
Vejo pessoas e mais pessoas no seu dia-a-dia mesquinho e pergunto se essa mesma pessoa saberá qual o seu lugar.
Porque é que nós, seres humanos impomos limites a nós próprios? Porque é que propositadamente insistimos em criar muros e não deixar que ninguém os passe?
Quando é que alguém vai conseguir quebrar esse ciclo que é a vida e fazer com que algo seja diferente?
Quando falo de diferença não falo no acto de ser diferente, mas sim no processo que tende a ser vicioso, naquilo que é a rotina da vida.
Fazem-nos acreditar em algo maior que nos próprios, abrem-nos os olhos para que vejamos a luz ao fundo do túnel, mas e se eu dizer que não é luz aquilo que brilha, e se eu dizer que não há túnel? Ensinam-nos a viver o presente pois o passado já foi e o futuro virá, por isso temos que aproveitar aquilo que temos…
Quando é que alguém vai dizer ao mundo que basta? Basta de viver apenas o presente, para quê alimentar algo que sabemos não estar completo, toda a gente sabe que não se pode ter presente sem um passado. Que pedem que façamos? Que esqueçamos o passado? Como poderemos viver com ele sem que este seja talvez o mais importante da vida? Como saberei quem sou no presente, ou como saberei o que irei ser se não tiver um passado?

E o futuro? Como é que deverei vê-lo? E a palavra que mais curiosidade me trouxe desde que a conheci, a palavra é “destino”. Engraçado como com um simples pensamento conseguimos mudar o lógico e virar um sentido ao contrário para que faça ainda mais sentido.
O passado está passado, e só nos falta conhecer o futuro não é verdade? Errado! O futuro é algo que já está determinado á muito tempo, todas as nossas opções já estão reservadas, nós apenas vamos fazer a escolha daquilo que nos é dado a escolher. Nós não somos senhores de criar nada, pois somos apenas habitantes neste planeta. Alguém disse, “na natureza nada se cria tudo se transforma”, e se repararem bem é assim com tudo o que conhecemos, inclusive nós próprios. Ora se é a natureza quem muda as coisas é sinal que ao Homem só lhe é permitido gozar aquilo que a natureza lhe dá. O futuro é algo que o planeta já tem reservado á muito tempo, pois não se trata de criar o futuro mas sim escolher o caminho a tomar e assim seguir um caminho já traçado, a diferença é que poucos se apercebem que a vida é muito mais do mesmo, não passa de uma simples rotina.......

Amizade


Ter um amigo é como ter um espelho.
Que fala o que precisamos ouvir,
Que nos ouve sem bocejar,
E ter a voz do outro lado,   
Quando há decisões para tomar.

Um amigo não é para rir,
Muito menos para chorar,
Um amigo é para dividir,
Toda a escola que a vida nos vais dar.

Por quantas vezes pensamos nós,
Que um amigo se pode trocar,
Enganam-se os que nessa voz,
Agem sem neles pensar.

A amizade não se vê,
Não se compra em cafés e bares,
A amizade pura não se confunde,
Por entres diversos e outros lugares.

Amizade é para sentir,
Sentir mas sem reparar,
Pois se de algo vamos fugir,
Incrivelmente estará lá para nos ajudar.

Ajudar não para correr,
Mas sim para nos chamar,
Para que a realidade eu possa ver,
E a ti meu amigo nunca abandonar.

Acerca de mim

A minha foto
porto, gondomar, Portugal